Entrevista Patrícia Franganito - Bureau Veritas Certification
Em 2022 a APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial organiza a 1.ª edição da ESG WEEK, uma iniciativa que promove o debate dos grandes temas da Sustentabilidade, enquadrados no domínio ESG – Environmental, Social, Governance.
No âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas e da transformação dos modelos de negócio tradicionais para a integração de temas ESG nos processos de tomada de decisão, reveste-se de especial importância uma iniciativa como esta, que envolve entidades cujo trabalho efetivo em matéria de Sustentabilidade é evidente.
O Bureau Veritas Certification associa-se à ESG WEEK 2022, coorganizando uma conferência sobre “ESG o desafio futuro” no dia 19 de maio às 09h00.
Em entrevista, Patrícia Franganito, Diretora de Certificação & HSE & Formação de Portugal do Bureau Veritas Certification, afirma que “Os temas enquadrados em ESG são fundamentais serem debatidos sob diversos pontos de vista e nesse sentido o BVC espera contribuir para clarificar, anunciar e divulgar novas soluções no âmbito da sustentabilidade.”
APEE: Quais as razões que levam o Bureau Veritas Certification a associar-se à ESG WEEK 2022?
PF: O Bureau Veritas Certification é um parceiro de longa data da APEE. Várias têm sido as temáticas que temos trabalhado em conjunto nas semanas de responsabilidade social.
Os temas enquadrados em ESG são fundamentais serem debatidos sob diversos pontos de vista e nesse sentido o BVC espera contribuir para clarificar, anunciar e divulgar novas soluções no âmbito da sustentabilidade.
Felicitamos a APEE pela abertura, e por colocar na agenda desta semana estas relevantes temáticas.
APEE: Quais as suas expectativas relativamente a esta iniciativa, nomeadamente do ponto de vista de reporting ESG?
PF: Dada a abrangência do evento e a quantidade de empresas envolvidas, o alinhamento das políticas europeias e as metas a atingir, estamos certos de que o caminho da diferenciação será promissor e nesse sentido o BVC quer fazer parte da vida das organizações, com produtos de added value.
APEE: Quais os principais desafios e oportunidades no que diz respeito a ESG?
PF: Se a palavra sustentabilidade já nos vinha a acompanhar nos últimos tempos, estamos certos de que a próxima década será decisiva para as organizações alinharem as suas estratégias com o foco no environmental, social e governance. Se por um lado isto constitui uma oportunidade, também será um desafio. Estamos certos de que as empresas querem iniciar as suas ações e políticas ESG, mas nem sempre sabem determinar as áreas de maior impacto e pertinência, assim como os recursos associados. Nesse sentido, o BVC considera que poderá ser uma ajuda, assim como, os apoios e incentivos que existem e existirão nesse sentido.
APEE: 2022 representa um ano de retoma, pós pandemia por covid-19. Qual o plano de ação previsto pelo Bureau Veritas Certification em matéria de Sustentabilidade?
PF: O grupo Bureau Veritas lançou recentemente uma linha de serviços chamada “Green Line of Services” para que possa auxiliar o mercado nas soluções que ditarão o futuro. Desde verificação de pegadas carbónicas, certificação dos sistemas de responsabilidade social corporativa alinhada com os ODS, desperdício alimentar, zero waste, apoio na eficiência energética, igualdade de género, entre outros.
APEE: Que mensagem final deixa aos seus stakeholders em matéria de ESG?
PF: A minha mensagem para os stakeholders do BV é de compromisso e comprometimento com o significado máximo da sigla ESG. Com muito orgulho faço parte do Comité de Responsabilidade Social Corporativa da SWE e temos um conjunto de iniciativas alinhadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável, os mais trabalhados são os ODS 3, 5, 8, 10, 12, 13 e 16. Também o programa de voluntariado “Be parte of It” é um contributo para a sociedade e bem-estar em geral.