Skip to main content
Marketing Executive Director
APCER

Entrevista André Ramos - APCER

Em 2022 a APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial organiza a 1.ª edição da ESG WEEK, uma iniciativa que promove o debate dos grandes temas da Sustentabilidade, enquadrados no domínio ESG – Environmental, Social, Governance.

No âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas e da transformação dos modelos de negócio tradicionais para a integração de temas ESG nos processos de tomada de decisão, reveste-se de especial importância uma iniciativa como esta, que envolve entidades cujo trabalho efetivo em matéria de Sustentabilidade é evidente.

A APCER associa-se à ESG WEEK 2022, coorganizando uma conferência intitulada “ESG: Desafios e Oportunidades” no dia 18 de maio às 14h30.

Em entrevista, André Ramos, Marketing Executive Director, afirma que ”sendo este um tema incontornável e estando o mesmo no centro desta iniciativa, a APCER tem o privilégio de se associar à ESG WEEK 2022, na expectativa de contribuir positivamente para o seu sucesso. A APCER, tendo em conta a sua missão de construir confiança entre pessoas e organizações, melhorando as práticas de gestão e contribuindo para uma sociedade sustentável, assume o compromisso de estar no centro de debates relevantes e atuais.”

APEE: Quais as razões que levam a APCER a associar-se à ESG WEEK 2022?

AR: A APCER, tendo em conta a sua missão de construir confiança entre pessoas e organizações, melhorando as práticas de gestão e contribuindo para uma sociedade sustentável, assume o compromisso de estar no centro de debates relevantes e atuais.

Durante os 25 anos de atividade, a APCER desenvolveu competências nos três pilares dos critérios ESG, disponibilizando ao mercado serviços de valor acrescentado que potenciaram a capacidade de as organizações demonstrarem o seu alinhamento com os mais variados indicadores daqueles critérios.

Sendo este um tema incontornável e estando o mesmo no centro desta iniciativa, a APCER tem o privilégio de se associar à ESG WEEK 2022, na expectativa de contribuir positivamente para o seu sucesso.

 APEE: Quais as suas expectativas relativamente a esta iniciativa, nomeadamente do ponto de vista de reporting ESG?

AR: Muito simples: a oportunidade de compreender, de forma clara e transparente, o que já vem sendo feito por organizações com maturidade nesta matéria – no fundo o estado da arte – o gap que existe para os tempos que se avizinham e qual o papel que cada organização deve assumir, nomeadamente, uma entidade como APCER que tem um papel determinante no mercado, enquanto gerador de confiança aos diversos operadores económicos.

APEE: Quais os principais desafios e oportunidades no que diz respeito a ESG?

AR: Existe um desafio comum a toda e qualquer organização: encontrarmo-nos entre tanta regulamentação (neste aspeto, de maior exigência para aqueles que se encontram abrangidos pela mesma), tantos standards e índices ESG, entre tantos objetivos e metas a atingir. Um desafio árduo, mas para o qual existe uma vontade séria de vários agentes políticos e económicos para a sua superação.

A grande oportunidade centra-se na colaboração. Só seremos capazes de dar substância a estas matérias se, por um lado, as grandes organizações derem o exemplo e abrirem-se, não só à sua cadeia de valor, mas também à sociedade em geral. O que, curiosamente, não deixa de ser uma decorrência dos critérios ESG, quer por via da envolvência e participação dos stakeholders, quer por via da transparência da informação divulgada à sociedade.

Por outro lado, se a mobilização desencadeada pelas grandes organizações atingir os objetivos delineados, motivando as PME’s a proactivamente definirem a sua agenda ESG e a atingirem os objetivos a que se propõem, tornando-se mais competitivas, e beneficiando de um aumento da credibilidade entre as partes interessadas.

APEE: 2022 representa um ano de retoma, pós pandemia por covid-19. Qual o plano de ação previsto pela APCER em matéria de Sustentabilidade?

AR: A APCER integra a sustentabilidade na sua atividade, e promove a sua integração nas organizações clientes, como corolário da sua missão.

Em termos de atividade, aposta num portfólio de serviços que auxiliam os seus clientes a evidenciarem o compromisso com a sustentabilidade. Na vertente ambiental, com a verificação da pegada de carbono, gestão de energia e certificação de produtos provenientes de florestas sustentáveis. No âmbito social, com serviços focados nas condições dignas de trabalho, coma a certificação SA8000 e a realização auditorias de acordo com os códigos de conduta amfori BSCI e SMETA. Relativamente à Governance, a APCER possui serviços de compliance como a mais recente norma ISO 37001 - Anti Bribery Management Systems. A nível organizacional, a APCER integrou um conjunto de medidas na sua estratégia para se tornar numa organização mais sustentável, sendo exemplos o regime de teletrabalho parcial por parte dos colaboradores e a realização de reuniões e de auditorias à distância sempre que possível.

 

APEE: Que mensagem final deixa aos seus stakeholders em matéria de ESG?

AR: A APCER reconhece que a incorporação dos critérios ESG na estratégia de negócio e no desenvolvimento das operações das organizações contribui para melhorar os seus índices de competitividade e de resiliência permitindo enfrentar consistentemente os desafios do mercado. Consciente disso, a APCER, através de uma equipa qualificada e multidisciplinar, disponibiliza aos seus stakeholders um conjunto de soluções para a sua jornada de sustentabilidade.